quinta-feira, 10 de setembro de 2009

CONFERÊNCIA LIVRE DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS DE COMUNICAÇÃO

Momento histórico no Rio Grande do Norte. Pela primeira vez, os cidadãos potiguares poderão discutir Políticas Públicas de Comunicação Democrática. É que no próximo sábado (12/09), será realizada a 1ª Conferência Livre da Comunicação no Rio Grande do Norte para discutir a comunicação como meio de construção de cidadania. O evento terá a participação de representantes do Coletivo Intervozes, dos movimentos sociais, além do professor João Emanuel, do Departamento de Ciências Sociais da UFRN. A mesa redonda começa às 09 horas, no auditório da Universidade Potiguar (UnP) na Floriano Peixoto. O acesso é aberto a todos, sem inscrição prévia. O propósito é estimular o debate sobre o papel do Estado quanto às emissoras de Rádio e Televisão, um dos vários aspectos que devem ser observados na legislação, e também nas diretrizes dos órgãos estatais dedicados a Comunicação Social.

Trata-se de uma atividade preparatória para a Conferência Estadual de Comunicação, que deve ocorrer em Novembro. Este será um momento para a discussão mais ampla, que visa destacar outros aspectos quanto ao tema, além servir para apontar algumas das contribuições dos movimentos sociais para o setor. A Comissão Estadual Pró Conferência, que conta com representantes da sociedade civil, ficou com a responsabilidade de organizar as ações. O objetivo é fomentar os debates sobre políticas públicas em comunicação, uma pauta que é pouco discutida pela Mídia.

São diversas as questões que exigem definição urgente: a TV Digital, as regras de concessão para Rádio e TV, o acesso a mídias digitais, a difusão de conteúdos educativos, a produção de TV regional, o uso político das emissoras de Rádio e TV, entre outros assuntos que exigem regulamentação. Em diversos estados do Brasil, ocorrem debates com participação dos movimentos sociais, dos gestores e também do empresariado. As Comissões de Ciência e Tecnologia da Câmara e do Senado vão realizar um painel de debates preparatórios para a Conferência Nacional de Comunicação. O requerimento para a realização do evento, apresentado pelo deputado Eduardo Gomes, foi aprovado na quarta-feira (2/09). Já o Ministério das Comunicações editou portaria com o regimento da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) prevista para dezembro deste ano. O regimento define a metodologia, os eixos temáticos e o documento que será produzido como resultado dos trabalhos.

A Comissão Pró Conferência convida a todos, para que participem das decisões que vão nortear a Mídia, ajudando a definir o que veremos nas TVs, o que ouviremos nas Rádios e o acesso que teremos às mídias digitais. Lembramos que estes meios interferem cada vez mais no nosso cotidiano, influenciando o trabalho, o lazer, a cultura e as relações humanas.

Conferência Livre de Comunicação:

Onde? Auditório da UNP - Floriano Peixoto
Quando? Dia 12 de Setembro (sábado) ás 09hrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário