segunda-feira, 4 de maio de 2009

Carta aos Estudantes de Comunicação da UFRN:

Quando se fala de Movimento Estudantil, poucos são os que se identificam. Estudos demonstram a pequena participação dos estudantes em algum tipo de mobilização. Os jovens não são incentivados, dentro de sua esfera social, a participar das mobilizações. Mesmo quando convocados, omitem-se ou demonstram desafeição pela política. Um cenário difícil, mas que precisa mobilizar números cada vez maiores de estudantes.

A luta - que se transformou num ciclo vicioso em que poucos participam das reuniões e assembléias e não há envolvimento porque é sempre o mesmo grupinho quem decide – não existe no coletivo. Na verdade, o “coletivo” parece não existir. A participação do estudante parece sempre estar condicionada à vontade individual, a partir da decisão de apenas participar do que lhe convém diretamente e naquele momento específico.

O Centro Acadêmico de Comunicação Social vive hoje um momento um pouco diferente. Boa parte dos mais de 750 alunos do nosso curso já conheceu a gestão 2008. Lembro de quando passamos por um bom tempo sem representação, e sem que o alunato sequer soubesse disso – tamanho o desinteresse no movimento. Um pequeno grupo se mobilizou e iniciou essa transformação e o CABW passou novamente a fazer parte do cotidiano do estudante. Mas, ainda assim precisamos nos esforçar para que esse estágio não regresse e mesmo estando no meio de um processo eleitoral com apenas uma única chapa inscrita, se faz necessária a participação em massa dos estudantes.

A chapa Quem reivindica, comunica! conta com bons colaboradores e nosso grupo é bem representativo, mas ainda assim você, estudante, é a principal força de mudança na realidade estudantil. Participe não só da eleição, mas de todo o movimento. Cobre, fiscalize, sugira...

O movimento estudantil dentro do Curso de Comunicação já obteve grandes conquistas, mas precisamos de mais. E para isso, cada estudante deve olhar para a sua experiência universitária como uma oportunidade de crescimento intelectual, profissional, cívico e cidadão. Sairemos da universidade com um diploma que certifica nosso conhecimento, com uma pesquisa que certifica nosso empenho, e ainda, com uma atitude que certifica nossa consciência social.

Lembre-se que só venceremos se você, estudante, também vencer e que democracia começa com participação! No dia 05 de Maio pense, vote e faça acontecer!

2 comentários:

  1. O que me deixou mais puto ontem na Sabatina foi quando chamei um conhecido com quem já trabalhei e com quem divulguei a volta do CA de Fábio num zine com o maior entusiasmo do mundo para assistir e debater na Sabatina e o cara riu da minha cara... ¬¬

    Quando digo que eles não tem jeito... é porque não tem...

    ResponderExcluir
  2. "Eles" eu digo os estudantes de comunicação (em geral, claro, pq existem várias exceções).

    ResponderExcluir