quinta-feira, 15 de abril de 2010

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA A PRIMEIRA OFICINA DO NPD NATAL

O Governo Federal, o Ministério da Cultura, a Secretaria do Audiovisual, o Programa Olhar Brasil, o Governo do Rio Grande do Norte e a Fundação José Augusto irão lançar oficialmente o Núcleo de Produção Digital – NPD Natal no próximo dia 23, às 19h, na Pinacoteca do Estado – Palácio da Cultura. Através do Núcleo serão oferecidos gratuitamente diversos cursos e oficinas de audiovisual, além de mostras de filmes e empréstimo de equipamentos de gravação e edição. O NPD Natal será coordenado pela cineasta Mary Land Brito. A equipe conta ainda com a produtora Keila Sena, como diretora de produção e Camila Figueiredo como assistente de produção.

No dia seguinte ao lançamento do NPD Natal, irá acontecer o primeiro curso do projeto com o cineasta Philippe Barcinski, frequentemente apontado com um dos mais promissores diretores da nova geração do cinema brasileiro. Philippe irá ministrar o curso de Linguagem Cinematográfica que irá acontecer no sábado (24) e domingo (25) na Pinacoteca do Estado.

Assim como para se escrever um texto é necessário o conhecimento da gramática da língua portuguesa, o mesmo se dá para se filmar. No lugar de palavras, há planos, mas a noção de ritmo é a mesma. Um diretor de cinema faz opções o tempo todo e serão essas opções que serão abordados no Curso. Teleobjetiva ou grande angular? Steadicam ou câmera na mão? Plongê ou contra-plongê? Câmera objetiva ou subjetiva? O curso analisará trechos de filmes como “Janela Indiscreta”, “O Silêncio dos Inocentes” e “Terra em Transe”, indicando e questionando opções estilísticas de seus autores e abordando os principais recursos da gramática cinematográfica ao mesmo tempo que os alinha em uma perspectiva histórica.

O curso é gratuito e irá contemplar 50 alunos, que serão selecionados por sorteio a ser realizado na presença do Conselho Gestor do NPD Natal formado pelas seguintes instituições que atuam na área do audiovisual potiguar: Secretaria de Educação, Cineclube Natal, ABD-RN, TVU, Micromundo, UNP, IFRN, UERN e Zoon. Para participar da seleção é só baixar a ficha de inscrição no site www.fja.gov.br, preenchê-la e enviá-la para o e-mail npdnatal.rn@gmail.com, entre os dias 15 e 19 de abril. Os selecionados serão divulgados no dia 21 de abril.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas através do e-mail npdnatal.rn@gmail.com ou do telefone 8705 1871– Camila Figueiredo.

PROGRAMA DO CURSO DE LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA

Aula 1 - A formação do cinema clássico – sábado – 9 às 13h
Aula 2 - O rompimento com o clássico – sábado – 14h às 18h
Exposição do Filme Não Por Acaso de Philippe Barcinski – sábado – 19h
Aula 3 - Aprofundamento dos recursos de estilo – domingo – 9 às 13h
Aula 4 - Testemunhal de um cineasta ao fazer um filme hoje no Brasil – domingo - – 14h às 18h

INFORMAÇÃO SOBRE PHILIPPE BARCINSKI

Seu primeiro longa-metragem, Não Por Acaso, produzido por Fernando Meirelles, com Rodrigo Santoro, foi visto por 120.000 pessoas no Brasil e ganhou 16 prêmios, incluindo Silver Hugo na sessão New Directors Competition do Festival de Chicago. O filme participou do Sundance Screenwriter’s lab onde recebeu o Alfred Sloan Award.

A Variety afirma que seu primeiro longa-metragem é “ambicioso e promissor” e que “traz em sua concepção e execução frescor suficiente para apontar Barcinski como um roteirista e diretor brasileiro a ser observado de perto”.

A Folha de São Paulo publicou que Barcinski “estréia não apenas com um filme muito bem construído, mas também com algo a dizer”.

A revista Veja indica Barcinski como “um diretor com domínio de sua técnica e sua narrativa e que recusa tendências evidentes”.

Antes de dirigir Não Por Acaso, Philippe Barcinski dirigiu 5 filmes de curta metragem (como Palíndromo e A Janela Aberta) que receberam mais de 50 prêmios, participando dos mais importantes festivais de cinema do mundo como Cannes (seleção oficial) e Berlim.

Formado em cinema pela Universidade de São Paulo, Barcinski dirigiu ainda séries de televisão para Globo (Cidade dos Homens), ARTE (Dance, Dance, Dance), Cultura (quadro Curumins do programa Castelo Ra Tim Bum) e MTV (Futuro).

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA PODEM SER OBTIDAS COM A COORDENADORA DO NPD NATAL, MARY LAND BRITO ATRAVÉS DOS TELEFONES 9921 1104 E 8743 1104.

Nenhum comentário:

Postar um comentário