quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PALESTRA SOBRE O "II CICLO INTERNACIONAL DE RESILIÊNCIA E CULTURA"

Nos dias 28 e 29, deste mês, estará na UFRN o neurologista, psiquiatra e etólogo francês Boris Cyrulnik. No Brasil o estudioso passará também por Porto Alegre, Rio de janeiro e Salvador. Nas quatro capitais Cyrulnik ministrará conferências no ´II Ciclo Internacional de Resiliência e Cultura`. Na UFRN, convidado pelo Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM), abordará o tema ´Da etologia a resiliência: desafios da ciência`. A conferência acontecerá às 17h do dia 28 no Auditório do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas (NEPSA).

Após a conferência será lançado o livro ´Autobiografia de um espantalho`, que acaba de ser publicado pela Martins Fontes para receber o autor no Brasil. A editora está apoiando a vinda do pesquisador, juntamente com outros parceiros, tais como: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), o Núcleo Psicanalítico de Natal e a Universidade Potiguar (UNP).

Boris Cyrulnik é um intelectual de renome na comunidade científica, pois redimensionou o campo da etologia (o estudo do comportamento humano e animal) e é considerado o pai da Resiliência - campo do saber que estuda a capacidade dos seres humanos de superar as adversidades da vida. O termo foi retirado da física e refere-se à propriedade que certas matérias têm de, depois de sofrer mudança de forma, voltar ao seu estado original.

Atualmente Cyrulnik é responsável pelo Grupo de Pesquisa em Etologia Clínica no Hospital de Toulon, professor de Etologia Humana na ´Université du Sud-Toulon-Var` e possui cerca de 200 artigos publicados. É autor de 50 livros, tendo sido os seguintes títulos publicados no Brasil: ´Os Patinhos feios`, `O Murmúrio dos fantasmas` e ´Falar de Amor à beira do abismo`. Mais informações sobre a conferência podem ser obtidas através do GRECOM, pelo telefone 3215-3525.

Nenhum comentário:

Postar um comentário